terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O Significado da Páscoa (Desafio Blogueiras Unidas)

Procurei nesta pesquisa o significado real da páscoa.A história e o significado dos símbolos da páscoa e curiosidades.Tem também links de PAPS de diversas técnicas para se trabalhar com o tema páscoa. Espero que gostem.



Significado da Páscoa:
Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
Nossos amigos de Kidlink nos contaram como se escreve "Feliz Páscoa" em diferentes idiomas. Assim:
wpe1.jpg (25964 bytes)

Símbolos da páscoa e seus significados:
O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã. O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.
A tradição de presentear com ovos – de verdade mesmo – é muito, muito antiga. Na Ucrânia, por exemplo, centenas de anos antes de era cristã já se trocavam ovos pintados com motivos de natureza – lá eles têm até nome, pêssanka – em celebração à chegada da primavera.
A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa fotos
Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros paracomemorar a estação do ano. Para deixá-los coloridos, cozinhavam-nos com beterrabas.
Mas os ovos não eram para ser comidos. Eram apenas um presente que simbolizava o início da vida. A tradição de homenagear essa estação do ano continuou durante a Idade Média entre os povos pagãos da Europa.
Eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.
Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus – o Concílio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto à data. Na época, pintavam os ovos (geralmente de galinha, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, Maria.
A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa fotos
Na Inglaterra do século X, os ovos ficaram ainda mais sofisticados. O rei Eduardo I (900-924) costumava presentear a realeza e seus súditos com ovos banhados em ouro ou decorados com pedras preciosas na Páscoa. Não é difícil imaginar por que esse hábito não teve muito futuro.
A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa fotos
Foram necessários mais 800 anos para que, no século XVIII, confeiteiros franceses tivessem a idéia de fazer os ovos com chocolate – iguaria que aparecera apenas dois séculos antes na Europa, vinda da então recém-descoberta América. Surgido por volta de 1500 a.C., na região do golfo do México, o chocolate era considerado sagrado pelas civilizações Maia e Asteca. A imagem do coelho apareceu na mesma época, associada à criação por causa de sua grande prole.
Na antigüidade os egípcios e persas costumavam tingir ovos com cores da primavera e presentear os amigos. Para os povos antigos o ovo simbolizava o nascimento. Por isso, os persas acreditavam que a Terra nascera de um ovo gigante.
Essa história tem seu início com as civilizações dos Maias e Astecas, que consideravam o chocolate como algo sagrado, tal qual o ouro. Os astecas usavam-no como moeda.
Na Europa aparece a partir do século XVI, tornando-se popular rapidamente. Era uma mistura de sementes de cacau torradas e trituradas, depois juntada com água, mel e farinha. O chocolate, na história, foi consumido como bebida. Era considerado como alimento afrodisíaco e dava vigor. Por isso, era reservado, em muitos lugares, aos governantes e soldados. Os bombons e ovos, como conhecemos, surgem no século XX.
O Coelho da Páscoa
A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa fotos
A figura do coelho está simbolicamente relacionada à esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho se reproduz rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinônimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu quanto no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa fotos
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
Curiosidades
A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa fotos
Os ovos de Páscoa mais famosos do mundo nem são ovos de comer: um joalheiro russo, Carl Fabergé, fez seus ovos de ouro, prata e pedras preciosas. Abertos, revelavam pequenas imagens de pessoas, animais, plantas ou prédios, e eram dados como presentes pelo imperador russo aos amigos.
A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa fotos A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa fotos
A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa fotos A História do Ovo e Outros Símbolos da Páscoa fotos


PAPS PARA A PÁSCOA

Na decoração







Com EVA













Em tecidos
Artesanato de páscoa, sachês em forma coelho


apr_ 008

Para patchapliquê


Para feltro
pascoa


Para biscuit


Com tricô e crochê




Brincadeiras de Páscoa para Crianças 300x228 Brincadeiras de Páscoa para Crianças


  • Esconda os ovos
  • Faça as pegadas do coelhinho
  • Brinque de Coelhinho sai da Toca
  • Faça ovos caseiros
  • Pinte ovos cozidos
  • Cante, cante, cante … 

Receita de ovo de páscoa caseiro
Como fazer um ovo de páscoa caseiro

Fontes:
http://wwwusers.rdc.puc-rio.br/kids/test/kidcafe-esc/significado.html
http://moldebordadotricocroche.blogspot.com/2009/03/molde-para-pascoa-de-eva.html
http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/04/artesanato-de-pascoa-sache-perfumado-de-coelho/
http://artesanato.blog.br/molde-de-coelhinho-de-feltro/
http://sheknahbiscuit.blogspot.com/2009/02/passo-passo-otima-sujestao-para-pascoa.html
http://lurma.blogspot.com/2010/04/eqfcoelhinhos-trico-e-croche.html
http://tricoecrochereceitas.blogspot.com/2011/03/passo-passo-linda-decoracao-com-ovos.html
http://www.comofazerascoisas.com.br/como-fazer-um-ovo-de-pascoa-caseiro.html
http://www.fashionbubbles.com/festas-tematicas/a-historia-do-ovo-e-outros-simbolos-da-pascoa/
http://www.dicasdemae.com.br/2010/03/ideias-para-a-pascoa-com-as-criancas/

Bjs.


9 comentários:

  1. Oi amiga querida!
    Parabéns pela postagem MARAVILHOSA!
    Obrigada por participar de nosso desafio!

    Tenha uma noite abençoada!
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua postagem. Super completa !! Amei a dica de decoração !! Super bjs , Elo

    ResponderExcluir
  3. Olá Simone!
    Eu amei sua postagem,ficou M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A!
    Achei lindo cheio de vida e de cores! LINDO DEMAIS!
    Um beijo com muito carinho!

    ResponderExcluir
  4. Lindos seus trabalhos sou das blogueiras unidas meu n°1375 parabenizo pelo lindos trabalhos e que Deus te abençoe estou te seguindo.Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga..
    Sou das blogueiras Unidas e vim te seguir..
    Adorei a sua postagem!!!
    bjus.

    http://crisba1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Bacana! Vc trouxe ideias bem legais para a pascoa! Parabéns! ;)

    Venha me visitar ;)
    Beijo, Aline.

    ResponderExcluir
  7. Sua postagem está um encanto.
    Beij♥!

    ResponderExcluir

Olá,sejam bem vindos.
Deixe seu comentário aqui.